sábado, 20 de abril de 2019

MONGES POR UM DIA


MONGES POR UM DIA

“Os irrequietos” fizeram uma visita de estudo, no passado dia 12 de março aos Mosteiros de S. João de Tarouca, Sta. Maria de Salzedas e ponte fortificada de Ucanha.
Estivemos em dois mosteiros pertencentes à ordem de Cister, construídos no século XII e que têm sido intervencionados ao longo dos tempos, com obras de restauro, por isso neles podemos observar características de vários estilos arquitectónicos. Em S. João de Tarouca apenas a Igreja e a Sacristia se encontram em bom estado de conservação, todas as demais dependências do mosteiro estão em ruínas, mas conseguimos ver que ocupava uma área de grandes dimensões e tivemos a oportunidade de realizar, nesse espaço exterior, uma prova de orientação. Já em Sta. Maria de Salzedas, o Mosteiro, dos mais importantes construídos em Portugal, encontra-se em fase de reconstrução, de pois de ter passado por uma fase de abandono em que particulares compraram parte do mosteiro e outros roubaram azulejos e outro espólio do mesmo.

A ponte de Ucanha, tem por cima uma torre de defesa e vigia, o que resulta num conjunto arquitectónico interessante, uma vez que se tratava de uma passagem que era vedada a quem não pagasse a portagem para entrar.

A visita foi muito interessante, sobretudo pela paz e silêncio que estes monumentos deixam transparecer. Sentimo-nos “noviços” por um dia mas não muito empenhados em experimentar a regra “ora et labora”.