quarta-feira, 19 de junho de 2019

OS AVÓS NA ESCOLA


OS AVÓS NA ESCOLA

Culminou, no passado dia 13 de junho de 2019, no período da manhã, o Domínio de Autonomia Curricular (DAC), trabalhado pela nossa turma durante os 2º e 3º períodos “A Escola de Antigamente – Os Avós na Escola”.

Foi um trabalho interessante que nos permitiu compreender melhor a vida e a educação que os nossos avós tiveram e também perceber porque, muitas vezes, implicam connosco e exigem tanta responsabilidade!

Começámos o dia com a receção aos nossos pais e avós, juntamente com o Diretor de Turma, a que se seguiu a visita guiada, por nós, à Escola, conhecida por alguns avós, mas desconhecida pela maior parte.

A etapa seguinte passou-se no Auditório da Escola onde professores e alunos apresentaram a todos, os trabalhos elaborados por nós e os resultados dos questionários aplicados aos avós. A sua presença neste local foi muito enriquecedora, uma vez que se estabeleceu um diálogo que complementou a informação já recolhida sobre o tema de trabalho e nos deu a conhecer alguns episódios engraçados da vida escolar dos nossos avós. Para sermos sinceros, não nos comportámos de um modo exemplar, várias vezes foi necessária a intervenção do Diretor de Turma, no sentido de exigir o respeito pela presença e pelas intervenções, quer dos avós, quer dos docentes, quer de alguns colegas.

O momento seguinte foi muito divertido e decorreu no nosso pavilhão. Ali tocámos em flauta e xilofone e cantámos a canção “As Pombinhas da Catrina”, bem conhecida de todos os presentes que nos acompanharam nesta prestação. O mesmo se passou com as danças que se seguiram “Água leva o Regadinho” e “Padeirinha”, dançadas por todos: alunos, pais, avós, docentes, elementos da Direção e funcionários, numa roda gigante. Este trabalho foi coordenado pela nossa professora de Educação Musical.

Finalmente, já cansados e cheios de fome, dirigimo-nos à sala 1, onde os professores organizaram as mesas e nelas colocaram o que viria a ser um almoço/lanche, para o qual todos contribuíram e que constituiu um excelente momento de convívio.

Depois disto, nós e os professores regressámos às nossas aulas, os nossos pais e avós foram à sua vida.

Foi uma manhã diferente, muito interessante, proveitosa, divertida e vêm aí as fééééééééééérias!